Facebook

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

A Agressividade e seu Dono - "Marte"

Tempos difíceis. Energia densa no ar. O que vemos na mídia todos os dias é o aumento da violência. Brigas de trânsito, a impaciência com o povo do telemarketing, e assim vai. Reconhecer nosso grau de agressividade ajuda a nos controlarmos para tentar diminuir essa energia densa que paira sobre as nossas cabeças. Ajudando minimizar seus efeitos na sociedade em que vivemos.

Considerada geralmente como um defeito, a agressividade é também necessária para nossa sobrevivência. Toda conquista na vida, para ter bom resultado, exige instinto de luta.

Na astrologia, o planeta Marte esta relacionado à agressividade. Sua posição angular; na cúspide (grau zodiacal que marca o começo de uma casa no mapa astrológico) das casas um, quatro, sete e dez, ou valorizado por aspectos com a conjunção em relação ao Sol ou Ascendente em seus signos naturais, Áries ou Escorpião valoriza a postura agressiva.

Para caracterizar a violência, o Marte deve estar em posição dominante, sofrendo maus aspectos (quadratura, oposição, conjunção) com o Sol, ascendente, Urano ou Plutão. Há nítida influência dos signos de fogo: Áries, Leão, Sagitário. E no signo de Touro, Marte demora mais para explodir, mas sua fúria é devastadora. E em Escorpião, o Marte pode ser excessivamente destruidor.

Seria leviano imaginar que é possível através de um Tema Astrológico, descobrir um assassino. Para isso se realizar além das posições planetárias, depende de um encontro entre tendências psicológicas, o ambiente social, histórico, material, hereditário, e sobre tudo, uma oportunidade para que um indivíduo chegue a vias de fato. Mesmo assim, com todas essas condições reunidas, a pessoa tem o “livre-arbítrio”. Como start para uma investigação astrológica, temos de verificar se há indícios de violência, destruição e extremismo. Sendo necessário também que a pessoa tenha estado, submetida à frustração e que o potencial positivo de sua característica astrológica não tenha podido se concretizar na realidade de sua vida.

O assunto onde exteriorizamos esta energia será indicado, pela casa astrológica em que o planeta Marte estiver colocado no Mapa de Nascimento.

Se esta energia será positiva ou negativa em nossas vidas, está relacionada ao signo em que este planeta se encontra.

Marte em Áries
Impulsividade, entusiasmo. Gosto pela liberação dos instintos, pelo esforço físico ou o embate. Não observa o perigo. Coragem e energia. Falta de tato.

Marte em Touro
Demora para iniciar algo, mas quando inicia será difícil detê-lo. Acúmulo de tensão que leva a explosão. A cólera pode ter seu ápice neste signo. Atividade construtiva no plano material ou artístico. Teimosia, obstinação, não volta atrás.

Marte em Gêmeos
Atividade puramente mental. Agride verbalmente. Ironia, senso crítico. Agressividade quando contrariado ou quando atingido em seu amor próprio. Precisa de movimento, variedade, até mesmo de fantasia na ação. Às vezes as iniciativas carecem de perseveranças: dispersão.

Marte em Câncer
Atividade freada pela sensibilidade. Rancor. Inércia. Cóleras irracionais, infantis, inexplicáveis por acontecerem ocasionalmente com base em suscetibilidades pessoais e subjetivas. Agressividade ou autoridade no ambiente familiar.

Marte em Leão
Ambição conquistadora. Segurança de acertos. Certezas. Gosto pela luta, pelo poder obtido com força. A ação poderosa a serviço de si mesmo. Suscetibilidade. Cóleras violentas em caso de fracasso ou na recusa do fracasso.

Marte em Virgem
Atividade organizada, sensata. Ação visando os detalhes. Agride para se defender quando se tenta mudar a ordem estabelecida, o que leva a uma subestimação do valor da ação.

Marte em Libra
Hesita. Pensa nos prós e contras. Indeciso. Frio diante da agressão, lucidez, liderança. Precisa lutar para defender uma causa justa, usando um certo tom de agressividade. O que o motiva: os sentimentos.

Marte em Escorpião
Age misteriosamente. Elaboração. Lucidez e precisão. Agressividade contida, reprimida durante um tempo; vingativo. Espírito de inconformismo. Eficácia notável, mas às vezes agressividade destrutiva.

Marte em Sagitário
Age para defender um ideal ou a liberdade, que pode ser coletiva ou pessoal. Aventura. Gosta dos esportes nobres, pela competição leal. Agride se suas idéias são contestadas. Doutrinamento. Simplificação da ação, independência. Muitas vezes subestima o adversário.

Marte em Capricórnio
Ação lógica, fria. Liderança, concentração, resistência. Defende-se mais do que agride. Não se deixa influenciar pelos sentimentos. Perseverança.

Marte em Aquário
Não gosta de competir. Recusa-se a agir por um poder pessoal. Luta pelo ideal teórico, guerras de independência, defesa ativa da humanidade. Aventuras ideológicas. Necessita de estímulo para continuar a luta.

Marte em Peixes
Age desordenadamente segundo sua inspiração. Dispersão, falta de eficácia. Não é agressivo, a menos que seja muito atacado. Difícil escolher e definir um objetivo. Mas também pode este nativo agir de forma inspirada, superior, mística.

Ely da Costa Varella

2 comentários:

  1. Meu Marte é em Áries, na 12.. Um karma mesmo a questão!...rsrs

    ResponderExcluir
  2. o meu marte é em Áries na casa 10, Conjunto com MC, Trigono com venus e urano, quadratura com sol.

    ResponderExcluir

Fases da Lua

CURRENT MOON

Lua Fora de Curso

A Lua fora de Curso se dá quando ela transita por um signo e não faz mais nenhum aspecto (ângulo de zero, sessenta, noventa, cento e vinte e cento e oitenta graus) enquanto está naquele signo. É como se a Lua estivesse incomunicável. O fato de não fazer aspectos indica que aquele assunto não terá sustentação ou vai ocorrer de forma imprevisível.

Neste momento o bom é dar continuidade ao que já se conhece, que já está implantado. Você não vai perceber o efeito desta Lua em casa ou no trabalho fazendo suas atividades do dia-a-dia.

Sabe aquela meditação que nunca arranjamos tempo para fazer ou exercícios de relaxamento que na verdade nunca desligamos totalmente? E aquela massagem que sabemos que merecemos, mas nos falta tempo para nos permitir? Então, essa é a hora certa se praticar tais atividades introspectivas.

E o que não fazer no período desta Lua? Bem aqui vai uma pequena lista:

-Marcar vôos para viagens longas, se você tiver objetivos em outro país (sobretudo de longo prazo).

-Mudar-se de casa.

-Começar qualquer atividade que pretenda ter efeitos a longo prazo.

-Submeter-se a cirurgias.

-Realizar matrículas em cursos.

-Inaugurar empreendimentos (nada de estréia de peça de teatro, exposição, lançamento de livro, etc.)

-Marcar reuniões inaugurais importantes para este período.

-Ter o primeiro encontro para sair com alguém em quem você esteja interessado.

-Marcar consulta com um médico que você ainda não conhece

Tabela da Lua fora de curso para Outubro de 2016

Signo onde a Lua fora de curso está
Dia e horário de início da LFC
Dia e horário do final da LFC

  • 02h44 até 16h44 do dia 02, em Escorpião
  • 22h05 do dia 04 até 05h27 do dia 05, em Sagitário
  • 03h27 até 17h41 do dia 07, em Capricórnio
  • 13h52 do dia 09 até 03h34 do dia 10, em Aquário
  • 20h05 do dia 11 até 09h44 do dia 12, em Peixes
  • 04h14 até 12h09 do dia 14, em Áries
  • 02h24 até 13h05 do dia 16, em Touro
  • 12h47 do dia 17 até 12h31 do dia 18, em Gêmeos
  • 09h18 até 13h29 do dia 20, em Câncer
  • 17h15 até 17h35 do dia 22, em Leão
  • 10h22 do dia 24 até 01h17 do dia 25, em Virgem
  • 16h34 do dia 26 até 11h52 do dia 27, em Libra
  • 08h11 do dia 29 até 00h02 do dia 30, em Escorpião

Os horários correspondem ao horário de Brasília de 3 horas a menos em relação a Greenwich. Para outras localidades, é necessário somar ou subtrair horas, de acordo com o fuso horário.


"O horóscopo de nascimento só pode ser corretamente interpretado por homens e mulheres de sabedoria intuitiva; e destes há poucos" (Paramahansa Yogananda)

"Ainda que os planetas rejam os destinos terrestres, não deveria ser esquecido que Deus os controla. Entregando-nos a Ele, os efeitos planetários são suavizados e algumas vezes mudados. Quando a graça de Deus desce, os efeitos planetários são muito fracos" (primeiro filósofo da Índia: Satguru Keshavedas)



Os Aspectos

Os aspectos podem ser divididos em duas categorias: harmônicos e fluentes, ou dinâmicos e desafiadores, como bem os definiu Stephen Arroyo. Aqui apenas vou citar os principais:

Na primeira categoria, a dos aspectos harmônicos e fluentes estão algumas:

Conjunções
:

este aspecto tem uma distância de zero graus entre os planetas envolvidos. Sua influência positiva ou negativa, varia de acordo com os planetas envolvidos. É considerado o mais importante na astrologia, pois representa a junção de duas fortes energias.

O sêxtil:
a distância entre os planetas envolvidos é de sessenta graus. Considerado um aspecto fácil, pode nem sempre ser aproveitado pelo indivíduo. Ele é sempre uma saída para aliviar a tensão provocada por aspectos difíceis.

O trígono:
este mantém uma distância de cento e vinte graus entre os planetas envolvidos. É o mais fácil de todos os aspectos. Pode indicar um talento fácil de ser expressado. Porém ele pode provocar excessos que podem ser distorcidos devido à cooperação entre os planetas envolvidos.

Na segunda categoria, de aspectos dinâmicos e desafiadores, além de termos novamente algumas conjunções temos:


A quadratura:
este aspecto assinala noventa graus a distância entre os planetas. Este é o aspecto mais difícil, pois acaba trazendo sempre frustrações. Ele provoca tensão interior; são a duas facetas da personalidade em discórdia dentro do indivíduo.

A oposição:
este apresenta uma distância de cento e oitenta graus. Considerado um aspecto negativo, pois existe aqui a necessidade de se chegar ao meio-termo, de aliviar a tensão. Ele não cria uma grande frustração interior, mas quando conseguimos entender uma oposição podemos transformar esta energia em uma expressão mais positiva. Eu gosto de comparar a oposição a uma gangorra: podemos olhar os dois lados dela e desta forma eliminar o excesso do impulso, controlando as duas faces da personalidade.

Ely da Costa Varella