Facebook

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Frustração - Departamento de Saturno

O estudo da Astrologia é muito rico, porque através da análise do Mapa de Nascimento podemos identificar como atuamos e reagimos em cada área da nossa vida.

Cada planeta é responsável por um aspecto, e como em um jogo de “quebra-cabeça”, depois de todas as peças montadas aparece a figura. A “figura” que o mapa irá mostrar depois de bem interpretado será o nosso “retrato”.

E não adianta você dizer: eu não sou frustrada em nada. Sou muito bem resolvida. Lido bem com todos os assuntos na minha vida. Isso não é verdade. Pois em seu mapa lá estará também posicionado o planeta Saturno.

Este senhor anelado, dá o que falar. Senhor do Karma. Senhor do Umbral. Ele é o planeta responsável pela nossa passagem na linha divisória da matéria para a evolução espiritual.

A casa e o signo onde se situa e seus aspectos com os outros planetas, é o nosso “dedão de Aquiles”. Olhar bem para este ponto e trabalhar conscientemente sobre ele, nos libertará.

E olhar para este planeta significa olhar para as nossas frustrações. Por exemplo, os aspectos tensos entre Saturno e o Sol, geralmente indicam uma educação no julgo da disciplina rígida, sufocante. Um pai frio, sem conseguir demonstrar sentimentos, ou um pai ausente. Este pai pode imprimir no filho, mecanismos de inibição, de culpa ou até mesmo de fracasso.

Saturno em aspecto dissonante com a Lua, mostra uma frustração ligada a infância, ou uma relação difícil com a mãe levando muitas vezes ao filho recorrer a comportamentos de compensação, avidez ou ciúmes. Este filho ainda pode se sentir abandonado, rejeitado não conseguindo lidar com afastamentos e separações em sua vida.

Quando a Vênus se desentende com Saturno, encontramos pessoas que se alimentam de paixões masoquistas ou sufocamento puro e simples de toda uma vida emocional.

Júpiter aspectado negativamente a Saturno pode gerar um sentimento de insatisfação crônica pela vida afora.

Farei um apanhado simples da posição do Saturno através das casas astrológicas para vocês terem uma idéia.

Saturno na casa 1
Timidez, interiorização, mas também rigor com toques de severidade. Pode haver o sentimento de estar bloqueada. A pessoa desde a mais tenra idade vem se colocando “máscaras” para lidar com o seu entorno, distanciando assim do seu verdadeiro “eu”. Inadaptação aqui domina.

Saturno na casa 2
Aqui a frustração se faz sentir na área dos recursos materias, que pode se transformar em avareza e avidez, caso ele esteja mal aspectado. No casa de ele formar aspectos positivos com outros plantas, irá representar uma pessoa capaz de gerenciar suas economias de forma prudente. Na verdade este individuo inconscientemente tem medo de ficar pobre de recursos. Passar privações, necessidades é o que assusta.

Saturno na casa 3
Mal aspectado aqui, este planeta promoverá uma frieza do ambiente, bloqueio ou incapacidade nos estudos. Uma pessoa que pode se comunicar muito bem, mas jamais irá dizer sobre si mesma. Se Saturno estiver harmônico com outros planetas, haverá concentração e seriedade nos estudos e um bom relacionamento no dia a dia.

Saturno na casa 4
Se bem aspectado, espera-se que a pessoa consiga construir um haver imobiliário. Formar uma família com o tom mais nos deveres e obrigações do que na demonstração afetiva. Em caso de estar Saturno negativo, haverá isolamento, solidão no ambiente familiar.

Saturno na casa 5
A negatividade nesta situação pode dificultar a auto expressão a criatividade do indivíduo. A pessoa não consegue “gozar” a vida porque aqui o prazer será visto com severidade. Pode haver uma dificuldade em ter filhos ou realmente a pessoa ser estério nesta área. Namoros frustrantes, relações frias. Dificuldade em lidar com esses afetoso .A positividade deste planeta nesta casa pode tirar a leveza dos namoros, porque a pessoa senti que toda relação é séria e requer responsabilidade pelo outro. Traz filhos responsáveis, disciplinados.

Saturno na casa 6
Quando este planeta estiver com bons aspectos, aqui haverá perseverança no trabalho cotidiano com evolução lenta mas segura. Boa saúde. Quando negativo, o trabalho pode se tornar constrangedor, cansativo, porque o indivíduo tem uma auto cobrança, uma crítica feroz em relação ao seu trabalho. Ele não acredita em sua capacidade de trabalho. Saúde frágil.

Saturno na casa 7
No negativo, a pessoa vivenciará a impressão da solidão e abandono nos relacionamentos. Timidez e pessimismo na relação com cônjuges ou sócios. O casamento passa a ter um ar de tristeza, de excesso de responsabilidade. Uma frieza que torna difícil a relação. A pessoa sempre jogará a culpa no outro pelo fracasso do casamento não conseguindo ver a sua parcela de “culpa” na relação. Se positivo, as relações serão vividas sob o signo da razão, da responsabilidade, dos deveres e obrigações.

Saturno na casa 8
Os maus aspectos aqui criam uma frustração no campo emocional, sexual. Risco de ser privado de heranças. Risco do fracasso financeiro em uma sociedade. Medo da morte.

Saturno na casa 9
Nesta casa os aspectos positivos trarão ao indivíduo uma evolução espiritual, os estudos ou trabalhos intelectuais de longa duração levados de modo solitário. Mas quando negativa, esta posição traz provações ou dificuldades nas relações com estrangeiros ou impedem a evolução espiritual porque levam a visão tacanha, fanatismo religioso, estreiteza de visão. Falsa moral.

Saturno na casa 10
Aqui a pessoa sente o peso do destino, a impressão de ser conduzido por uma fatalidade. Uma influencia excessivamente pesada dos modelos paternos. O superego invade a esfera do sucesso. Quando positivo, o indivíduo caminha lenta, mas seguramente para o sucesso. Profissional de responsabilidade e pés no chão.

Saturno na casa 11
No positivo temos amizades sólidas e duráveis. Amigos em número reduzido mas que sempre podemos contar. Projetos que avançam com seriedade e perseverança. No caso de aspectos negativos, os projetos estarão fadados aos abortos. Uma vida mais solitária, sem muitos amigos. A pessoa se sente um “peixe fora d’água”.

Saturno na casa 12
A negatividade traz um risco do prolongamento das provações, da solidão dolorosamente sentida. Exílios, doenças longas em uma cama. Sentimento de desgraça na vida.

Ely da Costa Varella


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fases da Lua

CURRENT MOON

Lua Fora de Curso

A Lua fora de Curso se dá quando ela transita por um signo e não faz mais nenhum aspecto (ângulo de zero, sessenta, noventa, cento e vinte e cento e oitenta graus) enquanto está naquele signo. É como se a Lua estivesse incomunicável. O fato de não fazer aspectos indica que aquele assunto não terá sustentação ou vai ocorrer de forma imprevisível.

Neste momento o bom é dar continuidade ao que já se conhece, que já está implantado. Você não vai perceber o efeito desta Lua em casa ou no trabalho fazendo suas atividades do dia-a-dia.

Sabe aquela meditação que nunca arranjamos tempo para fazer ou exercícios de relaxamento que na verdade nunca desligamos totalmente? E aquela massagem que sabemos que merecemos, mas nos falta tempo para nos permitir? Então, essa é a hora certa se praticar tais atividades introspectivas.

E o que não fazer no período desta Lua? Bem aqui vai uma pequena lista:

-Marcar vôos para viagens longas, se você tiver objetivos em outro país (sobretudo de longo prazo).

-Mudar-se de casa.

-Começar qualquer atividade que pretenda ter efeitos a longo prazo.

-Submeter-se a cirurgias.

-Realizar matrículas em cursos.

-Inaugurar empreendimentos (nada de estréia de peça de teatro, exposição, lançamento de livro, etc.)

-Marcar reuniões inaugurais importantes para este período.

-Ter o primeiro encontro para sair com alguém em quem você esteja interessado.

-Marcar consulta com um médico que você ainda não conhece

Tabela da Lua fora de curso para Outubro de 2016

Signo onde a Lua fora de curso está
Dia e horário de início da LFC
Dia e horário do final da LFC

  • 02h44 até 16h44 do dia 02, em Escorpião
  • 22h05 do dia 04 até 05h27 do dia 05, em Sagitário
  • 03h27 até 17h41 do dia 07, em Capricórnio
  • 13h52 do dia 09 até 03h34 do dia 10, em Aquário
  • 20h05 do dia 11 até 09h44 do dia 12, em Peixes
  • 04h14 até 12h09 do dia 14, em Áries
  • 02h24 até 13h05 do dia 16, em Touro
  • 12h47 do dia 17 até 12h31 do dia 18, em Gêmeos
  • 09h18 até 13h29 do dia 20, em Câncer
  • 17h15 até 17h35 do dia 22, em Leão
  • 10h22 do dia 24 até 01h17 do dia 25, em Virgem
  • 16h34 do dia 26 até 11h52 do dia 27, em Libra
  • 08h11 do dia 29 até 00h02 do dia 30, em Escorpião

Os horários correspondem ao horário de Brasília de 3 horas a menos em relação a Greenwich. Para outras localidades, é necessário somar ou subtrair horas, de acordo com o fuso horário.


"O horóscopo de nascimento só pode ser corretamente interpretado por homens e mulheres de sabedoria intuitiva; e destes há poucos" (Paramahansa Yogananda)

"Ainda que os planetas rejam os destinos terrestres, não deveria ser esquecido que Deus os controla. Entregando-nos a Ele, os efeitos planetários são suavizados e algumas vezes mudados. Quando a graça de Deus desce, os efeitos planetários são muito fracos" (primeiro filósofo da Índia: Satguru Keshavedas)



Os Aspectos

Os aspectos podem ser divididos em duas categorias: harmônicos e fluentes, ou dinâmicos e desafiadores, como bem os definiu Stephen Arroyo. Aqui apenas vou citar os principais:

Na primeira categoria, a dos aspectos harmônicos e fluentes estão algumas:

Conjunções
:

este aspecto tem uma distância de zero graus entre os planetas envolvidos. Sua influência positiva ou negativa, varia de acordo com os planetas envolvidos. É considerado o mais importante na astrologia, pois representa a junção de duas fortes energias.

O sêxtil:
a distância entre os planetas envolvidos é de sessenta graus. Considerado um aspecto fácil, pode nem sempre ser aproveitado pelo indivíduo. Ele é sempre uma saída para aliviar a tensão provocada por aspectos difíceis.

O trígono:
este mantém uma distância de cento e vinte graus entre os planetas envolvidos. É o mais fácil de todos os aspectos. Pode indicar um talento fácil de ser expressado. Porém ele pode provocar excessos que podem ser distorcidos devido à cooperação entre os planetas envolvidos.

Na segunda categoria, de aspectos dinâmicos e desafiadores, além de termos novamente algumas conjunções temos:


A quadratura:
este aspecto assinala noventa graus a distância entre os planetas. Este é o aspecto mais difícil, pois acaba trazendo sempre frustrações. Ele provoca tensão interior; são a duas facetas da personalidade em discórdia dentro do indivíduo.

A oposição:
este apresenta uma distância de cento e oitenta graus. Considerado um aspecto negativo, pois existe aqui a necessidade de se chegar ao meio-termo, de aliviar a tensão. Ele não cria uma grande frustração interior, mas quando conseguimos entender uma oposição podemos transformar esta energia em uma expressão mais positiva. Eu gosto de comparar a oposição a uma gangorra: podemos olhar os dois lados dela e desta forma eliminar o excesso do impulso, controlando as duas faces da personalidade.

Ely da Costa Varella