Facebook

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Lua nos Signos

A Lua em nosso mapa astrológico demonstra nossa reação instintiva. Como lidamos e expressamos as nossas emoções. A Lua representa nossa mãe, nossa infância, qual o tipo de lar que fomos acolhidos quando ingressamos nesse planeta. Representa nosso universo feminino. Ela também é responsável pela nossa receptividade, por nossa imaginação, sensibilidade, reações, hábitos e memórias, e ainda pela forma como nos adaptamos ao meio ambiente.

Desta forma a Lua divide com o Sol e o Ascendente a trinca mais importante na avaliação astrológica individual. Sendo o sol responsável pela nossa individualidade: o ser interior. O Ascendente a persona: a máscara do teatro grego. Como as pessoas nos reconhecem e a Lua pelo nosso universo emocional.


O signo em que ela está posicionada na hora de nosso nascimento já nos dá a base onde nos nutrimos e queremos ser nutridos emocionalmente. Mas claro, que ainda assim, para uma correta e profunda avaliação, é necessário avaliar a Lua não só sob a luz do signo, mas também sua posição de casa e aspectos que forma com outros planetas na carta natal.
Aqui uma pincelada na sua posição através dos signos. Mas lembre-se é preciso saber a posição da Lua em seu Mapa de Nascimento. Para quem sabe; boa leitura.



Lua em Áries

Instintivamente você reage com entusiasmo e com ação direta às condições de mudança ou às circunstâncias imediatas (reações rápidas). Tende a saltar antes de olhar, mas jamais será apontado pela falta de decisão. Seu maior problema é a impaciência. A sensibilidade é instintiva, a flor da pele, as pulsões violentas. Sensibilização às situações que comportam a idéia de uma rivalidade ou de um combate. Precipita-se nas coisas sem pensar muito nas consequências. Sujeito a explosões temperamentais. Não gosta da idéia de ter dependentes de você. Gosta de mandar nos seus envolvimentos emocionais. É agressivo, corajoso, forte e ousado. Cuidado para o seu lado dominador não sair castrando os outros a sua volta. A sua verdade é importante, embora não seja a verdade
real. Deve usar sua força em si ao em vez de nos outros.

Lua em Touro

Instintivamente sua reação é firme, sólida e positiva. A reação é tão calma que os outros acham que não houve reação alguma. A sua auto-aceitação é baseada na quantidade e na
qualidade do trabalho prático realizado - é nesta área da vida que se sente mais a vontade. A teimosia é sua marca registrada. Geralmente pensa bem de si, o que pode trazer preguiça ou preconceito; precisa ser estimulado a agir senão pode se acomodar.
Você ama tudo que é natural e simples. Gosta da natureza, gosta da beleza (arte, música etc), do luxo. Você é charmoso, afável, afetuoso. Sua necessidade primordial é ter segurança material para poder ter bem estar emocional. Seu problema é ser rancoroso - melhor resolver logo as diferenças com os outros para não guardar amarguras.


Lua em Gêmeos

Instintivamente você reage primeiro pensando para depois agir de conformidade com os ditames de sua avaliação. Coloca-se de forma imparcial diante de qualquer experiência, em um esforço para avaliar objetivamente o que quer que tenha nas mãos. Bom para você expressar seus pensamentos aos outros para se sentir certo a seu respeito - isto te traz paz e tranquilidade. Você é uma pessoa curiosa, de espírito aberto e superficial - fácil para adaptar-se às circunstâncias. Sujeito a relações inconstantes - racionaliza as emoções. Não quer ter problemas, se alguma coisa dá problemas não interessa mais. Quer tirar o melhor da vida. Seu interesse diz respeito a tudo que é novidade; viagens, contatos, livros, conversas, telefonemas, conhece informações. Você é irriquieto, indiscreto, nervoso, pode cometer gafes e ser muitas vezes indeciso. Fala muito, pode mentir, contar histórias, proezas, ou simplesmente colorir o que fala. Valoriza a inteligência. Quer ser reconhecido como sendo uma pessoa inteligente.

Lua em Câncer

Instintivamente sua reação é colorida pela intensidade emocional. Pode ser medo ou vulnerabilidade, diante das situações - não consegue dar respostas satisfatórias na hora. Passada a situação quando o medo sai de cena, consegue ter no pensamento tudo o que poderia ter dito ou feito no momento certo. O passado, os velhos padrões, podem estar sempre presente atrapalhando você para ajustar-se a novas circunstâncias impostas pela vida. Deve sempre procurar alterar velhos padrões morais se quer se adaptar ao cotidiano. Você é impressionável, suscetível, magoa-se com facilidade. É muito apegado ao passado, as memórias - respeita as tradições. Intensidade de emoções, intuição. Por ser muito sensível, pode reservar-se para não ser ferido - fugindo as vezes de situações que o ameacem. Está sujeito a depressão, se rejeitado, se magoado. Leva tudo para o lado pessoal é muito frágil, por isso fácil de ser "quebrado". Cuidado para não apegar-se a preguiça e a letargia. Deve ter cautela com quem se envolve - às vezes pode manter relacionamentos que já acabaram, só porque não quer soltar, mesmo que tenha instabilidade emocional, não quer romper a relação. Não esquece de quem já gostou um dia; isso até pode atrapalhar.

Lua em Leão

Instintivamente você reage com entusiasmo e com ação direta às condições de mudança ou às circunstâncias imediatas. Tende a saltar antes de olhar, mais jamais será apontado pela falta de decisão. Você sofre de uma certa impaciência, pode ser teimoso. Você é um entusiasta, uma pessoa expansiva - gosta de receber pessoas em casa, é sociável, detesta a solidão, pois necessita que lhe dêem atenção. É otimista, chegado a dramatização. O que brilha chama atenção; jóias, por exemplo, pois aprecia os prazeres, luxo, grandeza, nobreza. Seleciona relações, não gosta do grosseiro e do vulgar. Dá importância à aparência exterior. Faz parte da sua personalidade a vaidade o orgulho e o
ciúmes, a vontade de dominar. Poderá manter romance de aparência, divertir-se. Normalmente se dá bem com os jovens ou com as crianças.


Lua em Virgem

Instintivamente sua ração é óbvia e nervosa a qualquer estímulo. É necessário fazer um esforço para se sentir certo a respeito de si mesmo. A reação fica visível para todos - gostou demonstra na hora; não gostou também - não consegue disfarçar. A auto-aceitação é baseada na quantidade e na qualidade do trabalho prático realizado. Aqui irá se sentir a vontade. A sensibilidade aqui é dominada pela razão, quer analisar sentimentos que não são racionais. Há forte tendência a criticar os outros, porém tem medo de receber críticas. A dificuldade em aceitar o fluxo das sensações faz com que se atenha a detalhes práticos. Pouca imaginação, detalhista preocupado demais com pormenores - perfeccionista. Faz questão de ordem, limpeza, higiene. Amor à natureza e animais. Deve evitar complexo de inferioridade. Gosta de servir, assume responsabilidade, é inteligente e útil.

Lua em Libra

Instintivamente você reage primeiro pensando, e depois agindo de acordo com os ditames da sua avaliação. Coloca-se de forma imparcial diante de qualquer experiência, num esforço para avaliar objetivamente o que quer que tenha nas mãos. Bom para você expressar seus pensamentos aos outros para se sentir certa a seu respeito - isto traz paz e tranquilidade. Para você a sensibilidade é estética, e você se esforça para salvaguardar o equilíbrio, mesmo que seja só na aparência. Tendência a se ver com graça e refinamento, espírito aristocrático, cortesia. Modo de falar agradável, podendo ser até sedutor. Busca a conciliação a harmonia interior. Mas se sente bastante frio no plano humano, e não se sente facilmente envolvido. Concessões e adaptações nos relacionamentos, a fim de que haja harmonia, embora não goste de encarar o lado mais feio, difícil ou dramático das suas relações. Aprecia a beleza, arte, decoração. Deve evitar a omissão e a indecisão.

Lua em Escorpião

Instintivamente sua reação é colorida pela intensidade emocional. Pode ser medo ou vulnerabilidade diante das situações - não consegue dar respostas satisfatórias na hora. Passada a situação quando o medo sai de cena, consegue ter no pensamento tudo o que poderia ter dito ou feito no momento certo, porém não o fez. O passado, os velhos padrões, podem estar sempre presente atrapalhando você para ajustar-se a novas circunstâncias impostas pela vida. Deve sempre procurar alterar velhos padrões morais se quer se adaptar ao cotidiano. Sua sensibilidade é intuitiva e lúcida. É sensível a beleza. É fechado, reservado, leva a sério seus assuntos pessoais, não esquece ofensas. Dominador, desconfiado, corajoso, sensual embora possa controlar seus instintos e espiritualizar-se. Deve procurar controlar o ciúmes, o rancor, e a vontade de se vingar em quem lhe aborrece. Sua personalidade é forte - vontade poderosa, pode chegar a grandes alturas ou abismos. Pode ser penetrante ou passional.

Lua em Sagitário

Instintivamente você reage com entusiasmo e com ação direta às condições de mudança ou às circunstâncias imediatas (reações rápidas). Tende a saltar antes de olhar, mas jamais será apontado pela falta de decisão. Seu maior problema é a impaciência. Sua sensibilidade não é profunda, mas espontânea, amável. Amor a natureza, aos animais, a liberdade. Deseja honestidade e fidelidade, espírito generoso, digno, agradável. Necessidade da aventura; viajar, conhecer novos horizontes, imaginação fértil, idealismo. Irá se interessar por rituais, protocolo, filosofia, religião. Deve ter cuidado para não se fanatizar em nada, para não se tornar preconceituoso.

Lua em Capricórnio

Instintivamente sua reação é firme, sólida e positiva. A reação é tão calma que os outros acham que não houve reação alguma. A sua auto aceitação é baseada na quantidade e qualidade do trabalho prático realizado - é nesta área da vida que se sente mais a vontade. Sua sensibilidade é influenciada pelo realismo, é interiorizado, esfriado, relegado ao fundo de um túnel de gelo. Você é prático, decidido a vencer, eficiente, autoritário, se sente frustrado se falha a sua ambição. Não esquece quem lhe ajuda e quem lhe coloca obstáculos. Embora ambicioso, você é cauteloso, sabe onde pisa, é
responsável, trabalhador. Precisa de segurança material - amor em uma cabana não vai dar certo. Falta em você um pouco de doçura, pequenas atenções.

Lua em Aquário

Instintivamente você reage primeiro pensando para depois agir de conformidade com os ditames de sua avaliação. Coloca-se de forma imparcial diante de qualquer experiência, num esforço para avaliar objetivamente o que quer que tenha nas mãos. Bom para você expressar seus pensamentos aos outros para se sentir certo a seu respeito - isto te traz paz e tranquilidade. Sua sensibilidade é semelhante a um radar que capta o outro. Pouca receptividade aos valores tradicionais. Você é criativo, inovador, cansa-se da rotina, independente, inconvencional. Cheio de projetos e aspirações voltado ao futuro; distraído e impessoal sem más intenções, mais os outros podem se cansar deste traço. Pode se envolver com política, trabalho social, pois conhece as necessidades da humanidade.

Lua em Peixes

Receptivo e dotado de forte emotividade. Impressionável. Sentimentalismo excessivo, inquietude. Instintivamente sua reação é colorida pela intensidade emocional. Pode ser medo ou vulnerabilidade diante das situações - não consegue dar respostas satisfatórias na hora. Passada a situação quando o medo sai de cena, consegue ter no pensamento tudo o que poderia ter dito ou feito no momento exato da questão. O passado, os velhos padrões, podem estar sempre presente atrapalhando você para ajustar-se a novas circunstâncias impostas pela vida. Deve sempre procurar alterar velhos padrões morais se quer se adaptar ao cotidiano. Sua sensibilidade é intensa, receptiva, afogada na
corrente das impressões. Intuitivo, emotivo, veia artística ou mística. Pode se sacrificar por alguém. Deve controlar a tendência em ser influenciável, impressionável, indiscriminado. Fique longe das drogas, bebidas, remédios. Você é uma esponja, acaba captando a energia dos vários ambientes que frequenta. E também absorve a energia das
pessoas que se relaciona. Este processo pode desvitalizá-lo, conta com pouca energia e vontade. Consegue perceber o que está no coração dos outros.

Ely da Costa Varella

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fases da Lua

CURRENT MOON

Lua Fora de Curso

A Lua fora de Curso se dá quando ela transita por um signo e não faz mais nenhum aspecto (ângulo de zero, sessenta, noventa, cento e vinte e cento e oitenta graus) enquanto está naquele signo. É como se a Lua estivesse incomunicável. O fato de não fazer aspectos indica que aquele assunto não terá sustentação ou vai ocorrer de forma imprevisível.

Neste momento o bom é dar continuidade ao que já se conhece, que já está implantado. Você não vai perceber o efeito desta Lua em casa ou no trabalho fazendo suas atividades do dia-a-dia.

Sabe aquela meditação que nunca arranjamos tempo para fazer ou exercícios de relaxamento que na verdade nunca desligamos totalmente? E aquela massagem que sabemos que merecemos, mas nos falta tempo para nos permitir? Então, essa é a hora certa se praticar tais atividades introspectivas.

E o que não fazer no período desta Lua? Bem aqui vai uma pequena lista:

-Marcar vôos para viagens longas, se você tiver objetivos em outro país (sobretudo de longo prazo).

-Mudar-se de casa.

-Começar qualquer atividade que pretenda ter efeitos a longo prazo.

-Submeter-se a cirurgias.

-Realizar matrículas em cursos.

-Inaugurar empreendimentos (nada de estréia de peça de teatro, exposição, lançamento de livro, etc.)

-Marcar reuniões inaugurais importantes para este período.

-Ter o primeiro encontro para sair com alguém em quem você esteja interessado.

-Marcar consulta com um médico que você ainda não conhece

Tabela da Lua fora de curso para Agosto de 2014

Signo onde a Lua fora de curso está
Dia e horário de início da LFC
Dia e horário do final da LFC

LIBRA

01/08 – 23h59
02/08 – 23h58

ESCORPIÃO
04/08 – 14h44
05/08 – 07h20

SAGITÁRIO
06/08 – 11h53
07/08 – 10h40

CAPRICÓRNIO
09/08 – 05h10
09/08 – 10h53

AQUÁRIO
10/08 – 19h13
11/08 – 09h56

PEIXES
12/08 – 13h02
13/08 – 10h01

ÁRIES
15/08 – 12h51
15/08 – 12h59

TOURO
17/08 – 09h27
17/08 – 19h42

GÊMEOS
19/08 – 23h55
20/08 – 05h46

CÂNCER
21/08 – 16h35
22/08 – 17h50

LEÃO
24/08 – 05h27
25/08 – 06h34

VIRGEM
26/08 – 23h30
27/08 – 18h55

LIBRA
29/08 – 13h01
30/08 – 05h54

Os horários correspondem ao horário de Brasília de 3 horas a menos em relação a Greenwich. Para outras localidades, é necessário somar ou subtrair horas, de acordo com o fuso horário.


"O horóscopo de nascimento só pode ser corretamente interpretado por homens e mulheres de sabedoria intuitiva; e destes há poucos" (Paramahansa Yogananda)

"Ainda que os planetas rejam os destinos terrestres, não deveria ser esquecido que Deus os controla. Entregando-nos a Ele, os efeitos planetários são suavizados e algumas vezes mudados. Quando a graça de Deus desce, os efeitos planetários são muito fracos" (primeiro filósofo da Índia: Satguru Keshavedas)



Os Aspectos

Os aspectos podem ser divididos em duas categorias: harmônicos e fluentes, ou dinâmicos e desafiadores, como bem os definiu Stephen Arroyo. Aqui apenas vou citar os principais:

Na primeira categoria, a dos aspectos harmônicos e fluentes estão algumas:

Conjunções
:

este aspecto tem uma distância de zero graus entre os planetas envolvidos. Sua influência positiva ou negativa, varia de acordo com os planetas envolvidos. É considerado o mais importante na astrologia, pois representa a junção de duas fortes energias.

O sêxtil:
a distância entre os planetas envolvidos é de sessenta graus. Considerado um aspecto fácil, pode nem sempre ser aproveitado pelo indivíduo. Ele é sempre uma saída para aliviar a tensão provocada por aspectos difíceis.

O trígono:
este mantém uma distância de cento e vinte graus entre os planetas envolvidos. É o mais fácil de todos os aspectos. Pode indicar um talento fácil de ser expressado. Porém ele pode provocar excessos que podem ser distorcidos devido à cooperação entre os planetas envolvidos.

Na segunda categoria, de aspectos dinâmicos e desafiadores, além de termos novamente algumas conjunções temos:


A quadratura:
este aspecto assinala noventa graus a distância entre os planetas. Este é o aspecto mais difícil, pois acaba trazendo sempre frustrações. Ele provoca tensão interior; são a duas facetas da personalidade em discórdia dentro do indivíduo.

A oposição:
este apresenta uma distância de cento e oitenta graus. Considerado um aspecto negativo, pois existe aqui a necessidade de se chegar ao meio-termo, de aliviar a tensão. Ele não cria uma grande frustração interior, mas quando conseguimos entender uma oposição podemos transformar esta energia em uma expressão mais positiva. Eu gosto de comparar a oposição a uma gangorra: podemos olhar os dois lados dela e desta forma eliminar o excesso do impulso, controlando as duas faces da personalidade.

Ely da Costa Varella