Facebook

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

A Última Ceia de Leonardo Da Vinci

Nesta obra Da Vinci pintou todo seu conhecimento da Astrologia e da Psicologia, mostrando para a humanidade, no tempo em que a fé e a ciência se separavam o testamento de todo o seu conhecimento oculto. Um horóscopo é o espelho do Universo e a ordem é contrária à que aparece no quadro. Este grande artista usou a posição do Universo e da Astronomia, da direita para a esquerda de quem olha. São seis signos, de Áries a Virgem, à esquerda de Cristo, e seis à sua direita. Nesta ordem:

Áries = Simão / Balança = João
Touro = Judas Tadeu / Escorpião = Judas Escariotes
Gêmeos = Mateus / Sagitário = Pedro
Câncer = Felipe / Capricórnio = André
Leão = Tiago Menor / Aquário = Tiago Maior
Virgem = Tomé / Peixes = Bartolomeu

Áries – Libra

Simão é o líder que usa a energia, sentado à testa da mesa, impondo pelas suas mãos a direção a tomar. É Áries que mostra franco a sua personalidade combativa, a força da sua cabeça – a testa iluminada defendendo a verdade. É o ser que age com o impulso do cérebro. A cento e oitenta graus, em oposição, está Libra, representado por João. É a harmonia, a justiça e, pelo seu semblante, vê-se a beleza, aquele que medita e mede. Libra é o coordenador, o colaborador, compreendido pelas mãos entrelaçadas, inclinando a cabeça para evitar o impacto da energia de Áries. O ariano gosta de usar a espada, vai no decorrer da vida, aprender que não pode agir e lutar sem medir as conseqüências. O libriano não deve sempre medir os direitos alheios sem impor os seus próprios. Áries impõe e deve aprender a ceder. Libra cede e deve aprender a impor e a agir.
Para o Áries: “Sede mansos”
Para o Libra: “Eu vos trago a espada”
O eixo Áries-Libra significa o encontrar o equilíbrio recíproco entre a ação do Eu e o direito do Tu.

Touro - Escorpião

Tadeu é pintado com o pescoço iluminado, o cabelo ondulado, o semblante atento. A mão ergue-se num gesto de aceitar o comando de Áries, de agradar, de obedecer para realizar através da dedicação e tenacidade. Mas é preciso o taurino saber impor sua autoridade e ter sangue frio pois não adianta ter matéria que não seja utilizada e transmutada. Os taurinos querem o que realizaram e possuem o senso de conservar, com todo carinho e amor, o que desejam. Judas Escariotes é o Escorpião. Signo da morte, da destruição da matéria para a transmutação e a libertação do espírito. Judas Escariotes enfrenta e mostra a sua decisão batendo na mesa. Recuando para fixar e estudar o conjunto, está com o saquinho de dinheiro na mão: Judas Escariotes era o organizador da comunidade dos apóstolos. Se deram a ele essa função, foi porque tinha capacidade de administração. Ele foi o político que mais reconhecia o poder de Cristo, esperando ter nele o Messias, libertador de Israel. Quando Jesus lhe mostrou que não usaria seu poder para a matéria, mas sim para a libertação do espírito, Judas, achando-se fracassado, aplicou o dardo em si mesmo, assim como faz o escorpião. Mas sem Judas não teria havido a cruz e a prova de ressurreição que libertou a humanidade.
Escorpionino seja pela hora de nascimento (ascendente) seja pelo mês (Sol) ou pelo dia (Lua), deve ter a consciência de que o êxito no que queres reformar e organizar está dependendo de teu auto sacrifício, da tua mão mansa e do teu amor.

Gêmeos - Sagitário

Mateus, o terceiro na ordem dos apóstolos, é o repórter da vida de Cristo, o que viu e conviveu. Ele é o Gêmeos que dá movimento a vida, a formação do intelecto pelo que assimila e se adapta, é o homem comunicativo. Mateus no quadro estende a cabeça em direção a Simão (Áries) e os braços em direção a Cristo, o que simboliza a dispersão do movimento para todos os lados, querendo falar para várias direções ao mesmo tempo. Pedro vem representando Sagitário, signo da lei, do dogma, da religião e da filosofia. O pensamento fixo no alto. Lembrando que São Pedro foi o responsável pelo dogma e a lei da Igreja. Com a faca na mão direita, representa também a fera, o animal que está no homem. A parte superior, inclinada sobre Judas, é o ser humano em busca de avançar para a frente, com o dedo apontado para o Divino. O geminiano precisa do seu pólo oposto Sagitário para aprender a não dispersar demais. Firmar, fixar os pensamentos para um alvo. O sagitariano somente atinge o alvo pelos movimentos da vida. Seus ideias são altos, morais e elevados, mas se as quedas para trás, as mudanças e aprendizagens da vida o fazem encontrar a meta.
Gêmeos é a inteligência.
Sagitário é a força espiritual empolgante. Uma sem a outra inclina-se a erros.

Câncer - Capricórnio

Felipe é o encantado pela fé, pela visão em Cristo, e que ele conserva essa visão interiorizando-a pelos gestos das mãos, que fazem o sinal que representa o signo de Câncer. Fisicamente o rosto cheio e as mãos fofas de Felipe estão em contraste com as mãos secas, as juntas e os ossos salientes de André (Capricórnio). As mãos de André expressam o “vem a mim”; as mãos de André expressam o “longe de mim”, o homem assustado pelo dever, pelo senso de responsabilidade e pela preocupação de ter calculado, raciocinado com certeza.Canceriano, com toda a sua fé, sensibilidade e emotividade, olha a figura de André, e acharás a chave para o equilíbrio na vida: a confiança nos seus próprios pés. Usa a tua visão e fé no passo de cada dia, por mais duro que pareça, realizando assim a tua esperança.
Capricorniano, olha a figura de Felipe. Teu caminho da razão e do raciocínio era menos duro e suavizado pela fé e pela certeza de que amanhã será o hoje, e de que teu caminho será sempre tão seguro como o hoje.

Leão - Aquário

Leão é a atração e Aquário é a irradiação. Leão é o coração. Aquário, são as veias e a coluna vertebral. Se o constante pulsionar entre estes dois pólos, atraindo e irradiando, falhar, então não haverá vida. Tiago Menor, o mais jovem na idade é o leonino, simbolizando o bater regular do coração. Leonardo dá ao gesto dele com os braços abertos, a significação de que o leão atinge tudo o que está em seu redor, mas que ele visa o seu próprio coração, o ponto central. Esse gesto dá a entender que ninguém pode duvidar da sua lealdade, da confiança em seu próprio poder e força.
Tiago Maior é o aquariano; maior na experiência feita, que sempre tem de ser renovada. O irmão de maior idade, a eletricidade cósmica, a irradiação, o raio da tempestade que não pode ser detido. É a liberdade. Sua figura visualiza toda mesa, encostado em Peixes. Ele tem sua experiência, forma a sua idéia própria, mas as sua mão nas costas de Pedro (Sagitário) pergunta: “meu irmão, o que tu achas?” Os aquarianos são pioneiros, tem suas originalidades, sua liberdade de agir, são fraternas, prontas a dar, embora muitas vezes sejam introvertidas, pessimistas ou neurastênicas, porque a falta do aspecto Leão lhes dá a incerteza do êxito, a falta de confiança no próprio poder, o que a faz hesitar irritar-se.
Ao homem de Leão, devemos apontar Tiago Maior, e fazer compreender que ele não poderá ser rei amado sem descer do trono, sem ser servidor do seu povo, sem dar liberdade na justa medida.
Ao aquariano, devemos apontar Tiago Menor, para que a esperança do êxito seja a certeza do Sol em seu próprio coração.

Virgem - Peixes

Sentado á direita de Jesus e João, está Tomé, que representa o signo de Virgem, a procura da sabedoria. A natureza em constante movimento. Virgem é a variação da forma, a vida manifestada. Virgem é o observar, girar e aperfeiçoar. Na figura de Tomé aparece a inquietação em seu rosto, na procura de querer aprender mais de acordo com o que vê, analisando a minúcia dos defeitos. Até diante de Cristo ele levanta o dedo, querendo averiguar e constatar. Aponta e critica o pequeno erro com a ponta do dedo, colocado diante dos seus próprios olhos. No fim da mesa está Bartolomeu ocupando a posição de Peixes. Este signo simboliza a calma, é onde a serpente morde a própria cauda, mostrando que, no círculo, não há princípio nem fim, somente o ponto central ilimitado. Peixes é a síntese da essência da vida é o radar, o sentir a perfeição. Bartolomeu tem seus pés situados na luz. Sua compreensão da calma, da visão ampla por cima de toda a balbúrdia da mesa, procurando sentir, imaginar, penetrar pacificamente na razão de tudo e de todos. Afasta-se da dor e da ansiedade do presente, situando-se na luz. Virginiano vê a luz nos pés de Bartolomeu e se lembre de uma prece: “Senhor, não deixes que eu critique meu irmão sem andar sete dias nas sandálias dele”. Ou seja; não julgue pela aparência e observa sempre com amor. Você é um ansioso reformador, mas somente terás êxito através da calma. Pisciano, você deve aprender que não poderá fugir para o céu da tua visão e imaginação. Se está com os pés na Terra, embora sinta a grande saudade, a nostalgia da paz e do amor universal, é aqui que deverás obrar, girar e aceitar o que fere a tua sensibilidade. É no trabalho, na colaboração para o aperfeiçoamento, na aceitação da variação das pequenas coisas que a tua força de sentir e a tua capacidade de perdoar podem te dar e te fazer dar a paz.

Material extraído do livro “Elementos Básicos de Astrologia” de Emma Costet de Mascheville

Um comentário:

Fases da Lua

CURRENT MOON

Lua Fora de Curso

A Lua fora de Curso se dá quando ela transita por um signo e não faz mais nenhum aspecto (ângulo de zero, sessenta, noventa, cento e vinte e cento e oitenta graus) enquanto está naquele signo. É como se a Lua estivesse incomunicável. O fato de não fazer aspectos indica que aquele assunto não terá sustentação ou vai ocorrer de forma imprevisível.

Neste momento o bom é dar continuidade ao que já se conhece, que já está implantado. Você não vai perceber o efeito desta Lua em casa ou no trabalho fazendo suas atividades do dia-a-dia.

Sabe aquela meditação que nunca arranjamos tempo para fazer ou exercícios de relaxamento que na verdade nunca desligamos totalmente? E aquela massagem que sabemos que merecemos, mas nos falta tempo para nos permitir? Então, essa é a hora certa se praticar tais atividades introspectivas.

E o que não fazer no período desta Lua? Bem aqui vai uma pequena lista:

-Marcar vôos para viagens longas, se você tiver objetivos em outro país (sobretudo de longo prazo).

-Mudar-se de casa.

-Começar qualquer atividade que pretenda ter efeitos a longo prazo.

-Submeter-se a cirurgias.

-Realizar matrículas em cursos.

-Inaugurar empreendimentos (nada de estréia de peça de teatro, exposição, lançamento de livro, etc.)

-Marcar reuniões inaugurais importantes para este período.

-Ter o primeiro encontro para sair com alguém em quem você esteja interessado.

-Marcar consulta com um médico que você ainda não conhece

Tabela da Lua fora de curso para Outubro de 2016

Signo onde a Lua fora de curso está
Dia e horário de início da LFC
Dia e horário do final da LFC

  • 02h44 até 16h44 do dia 02, em Escorpião
  • 22h05 do dia 04 até 05h27 do dia 05, em Sagitário
  • 03h27 até 17h41 do dia 07, em Capricórnio
  • 13h52 do dia 09 até 03h34 do dia 10, em Aquário
  • 20h05 do dia 11 até 09h44 do dia 12, em Peixes
  • 04h14 até 12h09 do dia 14, em Áries
  • 02h24 até 13h05 do dia 16, em Touro
  • 12h47 do dia 17 até 12h31 do dia 18, em Gêmeos
  • 09h18 até 13h29 do dia 20, em Câncer
  • 17h15 até 17h35 do dia 22, em Leão
  • 10h22 do dia 24 até 01h17 do dia 25, em Virgem
  • 16h34 do dia 26 até 11h52 do dia 27, em Libra
  • 08h11 do dia 29 até 00h02 do dia 30, em Escorpião

Os horários correspondem ao horário de Brasília de 3 horas a menos em relação a Greenwich. Para outras localidades, é necessário somar ou subtrair horas, de acordo com o fuso horário.


"O horóscopo de nascimento só pode ser corretamente interpretado por homens e mulheres de sabedoria intuitiva; e destes há poucos" (Paramahansa Yogananda)

"Ainda que os planetas rejam os destinos terrestres, não deveria ser esquecido que Deus os controla. Entregando-nos a Ele, os efeitos planetários são suavizados e algumas vezes mudados. Quando a graça de Deus desce, os efeitos planetários são muito fracos" (primeiro filósofo da Índia: Satguru Keshavedas)



Os Aspectos

Os aspectos podem ser divididos em duas categorias: harmônicos e fluentes, ou dinâmicos e desafiadores, como bem os definiu Stephen Arroyo. Aqui apenas vou citar os principais:

Na primeira categoria, a dos aspectos harmônicos e fluentes estão algumas:

Conjunções
:

este aspecto tem uma distância de zero graus entre os planetas envolvidos. Sua influência positiva ou negativa, varia de acordo com os planetas envolvidos. É considerado o mais importante na astrologia, pois representa a junção de duas fortes energias.

O sêxtil:
a distância entre os planetas envolvidos é de sessenta graus. Considerado um aspecto fácil, pode nem sempre ser aproveitado pelo indivíduo. Ele é sempre uma saída para aliviar a tensão provocada por aspectos difíceis.

O trígono:
este mantém uma distância de cento e vinte graus entre os planetas envolvidos. É o mais fácil de todos os aspectos. Pode indicar um talento fácil de ser expressado. Porém ele pode provocar excessos que podem ser distorcidos devido à cooperação entre os planetas envolvidos.

Na segunda categoria, de aspectos dinâmicos e desafiadores, além de termos novamente algumas conjunções temos:


A quadratura:
este aspecto assinala noventa graus a distância entre os planetas. Este é o aspecto mais difícil, pois acaba trazendo sempre frustrações. Ele provoca tensão interior; são a duas facetas da personalidade em discórdia dentro do indivíduo.

A oposição:
este apresenta uma distância de cento e oitenta graus. Considerado um aspecto negativo, pois existe aqui a necessidade de se chegar ao meio-termo, de aliviar a tensão. Ele não cria uma grande frustração interior, mas quando conseguimos entender uma oposição podemos transformar esta energia em uma expressão mais positiva. Eu gosto de comparar a oposição a uma gangorra: podemos olhar os dois lados dela e desta forma eliminar o excesso do impulso, controlando as duas faces da personalidade.

Ely da Costa Varella