Facebook

domingo, 2 de outubro de 2011

As Conjunções Planetárias junto ao Ascendente

Olhar para um aspecto formado com o nosso signo Ascendente é antes de tudo, observar como nós nos exprimimos no mundo exterior. Muitas vezes com facilidade e naturalidade como no caso dos chamados aspectos positivos: algumas conjunções, sextil e trigono. Ou então uma expressão carregada de tensão, inibição, ou uma forte ambição, como no caso dos aspectos negativos: quadratura e oposição.

O Ascendente mostra a área em que somos mais sensíveis e conscientes. Há uma corrente de astrólogos que dizem ser o Ascendente o ponto onde o espírito entra no corpo, no momento da primeira inspiração. Para Stephen Arroyo em suas experiências curativas, ele acreditava que a parte do corpo associada ao signo Ascendente indica a área em que estamos dinamicamente relacionados com os nossos corpos mais sutis ou com mais sutis campos de energia, e, por isso, onde se verifica um reforço de poderosas energias.

“O Ascendente revela mais o modo como sentimos a nossa singularidade, o ponto mais elevado da sintonia e da ação consciente e espontânea” (Stepnhen Arroyo - Astrologia, Karma e Transformação)

Sol conjunto Ascendente
Este aspecto irá nos falar da relação entre o comportamento exterior da pessoa e a sua personalidade real.  A conjunção irá facilitar o indivíduo a se mostrar tal como é. Aqui haverá uma necessidade de receber toda atenção e ser reconhecido transformando isso em uma meta. Muitas vezes um comportamento infantil para mostrar as capacidades através de exibições dramáticas. A pessoa pode ser forte e um tanto orgulhosa. O sol confere vitalidade a essa personalidade.

Lua conjunto Ascendente
A instabilidade lunar irá provocar aqui uma flutuação no humor da pessoa. Este aspecto tanto pode trazer adaptabilidade, equilíbrio para o nativo como pode no sentido negativo, gerar uma personalidade influenciável, emotiva, levando a pessoa a se deixar levar pelos outros. O público pode fazer parte da vida diária desse indivíduo. Aqui haverá popularidade.

Mercúrio conjunto Ascendente
Um ser racional. Orgulhoso de sua capacidade intelectual e de aprendizagem. Este planeta provoca no Ascendente um comportamento impregnado de vivacidade, de curiosidade. Difícil aqui o nativo ficar quieto. Um bom orador. Este indivíduo consegue se adaptar com facilidade nos ambientes. Sempre prestando atenção a tudo à sua volta. Porém quando negativo essa conjunção provoca nervosismo, inquietação onde a curiosidade, pode levar o nativo a situações difíceis. Aqui pode haver pessoas que possuem um espírito agudo e capaz de exprimir idéias com forte sentido dramático, embora suas opiniões possam ser o seu pior inimigo, como bem salientou  Stephen Arroyo.

Vênus conjunto Ascendente
Este aspecto imprimi charme, amabilidade, magnetismo e um certo desejo em agradar para ser aceita. Fácil aqui angariar a aprovação de todos que estão ao seu redor. Mas pode haver um certo interesse, pois não hesita em fazer concessões para atingir seus objetivos. Um tanto “mimada” pode ficar extremamente exigente e agressiva se não consegue o que quer (inabilidade nos contatos).

Marte conjunto Ascendente
Este planeta imprimi na personalidade uma pessoa empreendedora, enérgica com muita resistência física. Não consegue ficar parado. Luta por tudo que acha importante. São pessoas competitivas que não se furtam a um desafio. Pode ser um líder natural. No caso dessa conjunção ser negativa, provoca na personalidade um comportamento impaciente, agressivo dado a polêmicas, irritável. Pode ser autoritário, cruel com os outros.

Júpiter conjunto ao Ascendente
Neste caso a personalidade se impregna com generosidade, com um comportamento afável, nobre. Um indivíduo confiante em si mesmo que busca a expansão. Normalmente são pessoas muito francas, otimistas que esperam o melhor da vida. No caso deste aspecto estar negativo, pode gerar ao indivíduo um comportamento invasivo, pretensioso, exagerado. Pode também aqui desenvolver a obesidade.

Saturno conjunto ao Ascendente
Aqui se verifica quase sempre uma pessoa com forte sentido prático com capacidade de organização e que geralmente é mais amadurecido do que indica sua idade. Um comportamento racional, honesto e reservado aparentando frieza e distância. Uma pessoa que se mostra um trabalhador responsável conhecedora de seus deveres. Normalmente são pessoas que sentem carregar o peso do mundo em suas costas. No negativo, pode ser uma pessoa avarenta consigo mesma e com os outros. Sua ênfase será no dever, temperamento fatigável, difícil de agradar. Rigidez na vida.

Urano conjunto ao Ascendente
Aqui encontramos as pessoas espontâneas, originais, imprevisíveis. São pessoas que mudam subitamente de idéia. Podem ser excêntricos. A liberdade é importante. Espírito de contradição. O diferente é que atrai. Agitados, parecem ligados no 220 volts. No negativo serão teimosos não gostam de cooperar. Seu desejo é surpreender e chocar. Os rebeldes sem causa.

Netuno conjunto ao Ascendente
As pessoas que tem este aspecto possuem forte intuição. São compreensivos, receptivos, emotivos. Radares que captam o ambiente a sua volta. Gostam da privacidade. No negativo muitas vezes terão dificuldade de se conhecerem. Fingem algo que não são, dificultando os outros de os conhecerem na realidade. Comportamento confuso, escapista. Difícil a adaptação. Podem tender ao vício, principalmente da bebida.

Plutão conjunto ao Ascendente
Neste aspecto as pessoas são geralmente que sabem muito bem o que querem. Olham profundamente para os outros lhes revelando o que está oculto. Comportamento resolutamente independente, beirando a marginalidade, capacidade de recuperação física e moral. No negativo são manipuladores, podem se utilizar da fraqueza alheia para tirar vantagem. A pessoa não tem nenhuma consciência do efeito que produz sobre os outros, arrisca-se a prejudicar a si mesma. Podem ser desconfiados em postura sempre defensiva.

Ely da Costa Varella

Fases da Lua

CURRENT MOON

Lua Fora de Curso

A Lua fora de Curso se dá quando ela transita por um signo e não faz mais nenhum aspecto (ângulo de zero, sessenta, noventa, cento e vinte e cento e oitenta graus) enquanto está naquele signo. É como se a Lua estivesse incomunicável. O fato de não fazer aspectos indica que aquele assunto não terá sustentação ou vai ocorrer de forma imprevisível.

Neste momento o bom é dar continuidade ao que já se conhece, que já está implantado. Você não vai perceber o efeito desta Lua em casa ou no trabalho fazendo suas atividades do dia-a-dia.

Sabe aquela meditação que nunca arranjamos tempo para fazer ou exercícios de relaxamento que na verdade nunca desligamos totalmente? E aquela massagem que sabemos que merecemos, mas nos falta tempo para nos permitir? Então, essa é a hora certa se praticar tais atividades introspectivas.

E o que não fazer no período desta Lua? Bem aqui vai uma pequena lista:

-Marcar vôos para viagens longas, se você tiver objetivos em outro país (sobretudo de longo prazo).

-Mudar-se de casa.

-Começar qualquer atividade que pretenda ter efeitos a longo prazo.

-Submeter-se a cirurgias.

-Realizar matrículas em cursos.

-Inaugurar empreendimentos (nada de estréia de peça de teatro, exposição, lançamento de livro, etc.)

-Marcar reuniões inaugurais importantes para este período.

-Ter o primeiro encontro para sair com alguém em quem você esteja interessado.

-Marcar consulta com um médico que você ainda não conhece

Tabela da Lua fora de curso para Outubro de 2016

Signo onde a Lua fora de curso está
Dia e horário de início da LFC
Dia e horário do final da LFC

  • 02h44 até 16h44 do dia 02, em Escorpião
  • 22h05 do dia 04 até 05h27 do dia 05, em Sagitário
  • 03h27 até 17h41 do dia 07, em Capricórnio
  • 13h52 do dia 09 até 03h34 do dia 10, em Aquário
  • 20h05 do dia 11 até 09h44 do dia 12, em Peixes
  • 04h14 até 12h09 do dia 14, em Áries
  • 02h24 até 13h05 do dia 16, em Touro
  • 12h47 do dia 17 até 12h31 do dia 18, em Gêmeos
  • 09h18 até 13h29 do dia 20, em Câncer
  • 17h15 até 17h35 do dia 22, em Leão
  • 10h22 do dia 24 até 01h17 do dia 25, em Virgem
  • 16h34 do dia 26 até 11h52 do dia 27, em Libra
  • 08h11 do dia 29 até 00h02 do dia 30, em Escorpião

Os horários correspondem ao horário de Brasília de 3 horas a menos em relação a Greenwich. Para outras localidades, é necessário somar ou subtrair horas, de acordo com o fuso horário.


"O horóscopo de nascimento só pode ser corretamente interpretado por homens e mulheres de sabedoria intuitiva; e destes há poucos" (Paramahansa Yogananda)

"Ainda que os planetas rejam os destinos terrestres, não deveria ser esquecido que Deus os controla. Entregando-nos a Ele, os efeitos planetários são suavizados e algumas vezes mudados. Quando a graça de Deus desce, os efeitos planetários são muito fracos" (primeiro filósofo da Índia: Satguru Keshavedas)



Os Aspectos

Os aspectos podem ser divididos em duas categorias: harmônicos e fluentes, ou dinâmicos e desafiadores, como bem os definiu Stephen Arroyo. Aqui apenas vou citar os principais:

Na primeira categoria, a dos aspectos harmônicos e fluentes estão algumas:

Conjunções
:

este aspecto tem uma distância de zero graus entre os planetas envolvidos. Sua influência positiva ou negativa, varia de acordo com os planetas envolvidos. É considerado o mais importante na astrologia, pois representa a junção de duas fortes energias.

O sêxtil:
a distância entre os planetas envolvidos é de sessenta graus. Considerado um aspecto fácil, pode nem sempre ser aproveitado pelo indivíduo. Ele é sempre uma saída para aliviar a tensão provocada por aspectos difíceis.

O trígono:
este mantém uma distância de cento e vinte graus entre os planetas envolvidos. É o mais fácil de todos os aspectos. Pode indicar um talento fácil de ser expressado. Porém ele pode provocar excessos que podem ser distorcidos devido à cooperação entre os planetas envolvidos.

Na segunda categoria, de aspectos dinâmicos e desafiadores, além de termos novamente algumas conjunções temos:


A quadratura:
este aspecto assinala noventa graus a distância entre os planetas. Este é o aspecto mais difícil, pois acaba trazendo sempre frustrações. Ele provoca tensão interior; são a duas facetas da personalidade em discórdia dentro do indivíduo.

A oposição:
este apresenta uma distância de cento e oitenta graus. Considerado um aspecto negativo, pois existe aqui a necessidade de se chegar ao meio-termo, de aliviar a tensão. Ele não cria uma grande frustração interior, mas quando conseguimos entender uma oposição podemos transformar esta energia em uma expressão mais positiva. Eu gosto de comparar a oposição a uma gangorra: podemos olhar os dois lados dela e desta forma eliminar o excesso do impulso, controlando as duas faces da personalidade.

Ely da Costa Varella