Facebook

domingo, 15 de janeiro de 2012

Mercúrio nos Signos

Este pequeno planeta com densidade semelhante a da Terra é considerado pela Mitologia como a ponte entre o “céu e a terra”; como o “mensageiro dos deuses”.

No sistema solar ele se situa entre o Sol e todos os outros planetas. É, portanto, simbolicamente, o elo que liga o nosso Eu consciente tanto ao mundo interno como externo. Representa a necessidade do homem de estabelecer comunicação com o meio ambiente, para aprender, se adaptar, trocar e desenvolver sociabilidade.

Toda forma de pesquisa é regida por Mercúrio. Bem como a Medicina. As coisas novas e antigas. Documentos raros, manuscritos, toda palavra escrita, como discursos, acordos, contratos. São do domínio desse planeta também, as viagens e o comércio: vendas, trocas, importações e exportações.

Andrógeno, não é nem masculino, nem feminino: é neutro. Extremamente objetivo, Mercúrio no Mapa Astral irá nos falar sobre a nossa capacidade de comunicação; irá falar sobre a maneira como assimilamos o mundo; irá nos mostrar nossa forma de raciocinar. Apontará como interpretamos aquilo que lemos, ouvimos, ou seja: nossa facilidade ou não para o aprendizado.

Mercúrio tem uma relação direta com o plano mental, intermediário entre a vida na matéria e o nível intuitivo, espiritual e o divino.

Regente natural dos signos: Gêmeos e Virgem confere para aqueles que nasceram com Mercúrio em um desses dois signos um raciocínio claro. Uma facilidade para se comunicar, para assimilar conceitos e uma mente analítica.

Quando este planeta e encontra a menos de 3 graus do sol no mapa astrológico ele está no jargão da astrologia, “combusto”, indicando assim que o nativo pode apresentar algum problema no aprendizado, sofrer de dislexias, desequilíbrio nervoso ou simplesmente a pessoa não consegue expressar com clareza as suas idéias. A mente pode se prolongar em pensamentos negativos ou repetitivos.

Mercúrio nos signos mostra os assuntos que ocupam a nossa mente, a espécie de fatos e informações que julgamos importantes ou aqueles que preferimos ignorar. Nos falam das condições psicológicas que determinam a habilidade ou não de se tomar decisões e transmitir idéias para os outros. Nos mostra ainda, como os poderes criativos são dirigidos pelo indivíduo.

Mercúrio em Áries
Quem nasceu com este planeta no signo de Áries não foge de um bom debate. Seu raciocínio é muito rápido conferindo a esta pessoa um forte domínio nas argumentações. São irônicos e dados a agressão verbal. Completamente impacientes não agüentam a demora do outro em tomar decisões. Eles decidem geralmente impulsivamente. A mente dessas pessoas está em constante atividade. São sempre os senhores da última palavra.

Mercúrio em Touro
Este nativo demora a se decidir porque não gosta de mudar de idéia. São resistentes para rever seus conceitos. Teimosos. Não suportam discussões. Simplesmente eles ignoram tudo o que não interessa a eles. Pensam antes de falar e mantém uma postura mais formal para se expressar. Pendem sempre a idéias que possam ser concretizadas. Possuem a mente de um negociante. As finanças, o lucro ocupam seu pensar.

Mercúrio em Gêmeos
Este nativo é bastante racional e intelectual. Seus sentidos estão sempre em alerta. A mente funciona acelerada por várias idéias. Isto pode desgastar sua força gerando nervosismo. Eles precisam de tempos em tempos descansar a mente. Podem pular conclusões. Donos de uma mente versátil mais que carece de profundidade ou firmeza.

Mercúrio em Câncer
As decisões para este nativo será sempre baseada em suas emoções; a mente é passiva, receptiva, instável. Muda conforme capta as coisas ou pessoas. A mente á psíquica, ela capta, intui mais do que raciocina. Estas pessoas aprendem mais ouvindo do que a maneira clássica do ensino.

Mercúrio em Leão
Este nativo literalmente pensa com o coração. O coração raciocina. Mente criativa, romântica, artística. São pessoas que se orgulham do que sabem e querem ser reconhecidas pela inteligência. Sabem impor suas idéias. Difícil para eles mudar de opinião. São bons conselheiros.

Mercúrio em Virgem
Aqui temos as pessoas cujo pensamento é lógico e prático; não se perdem em abstrações. Não suportam estupidez. Gostam de aprender, estudar, trabalhar, mas podem ter dificuldade em reter o que aprenderam. São muito críticos, irônicos e petulantes.

Mercúrio em Libra
Este nativo é indeciso e muitas vezes, vacila em suas conclusões. Fica muito tempo avaliando, pensando e comparando antes de decidir. É hábil nas conversas. Social, diplomático, difícil para ele se expressar com grosseria, por isso tem sempre a aparência de gentil e sensível. Perfeccionista ao extremo.

Mercúrio em Escorpião
Quem nasce com Mercúrio em Escorpião são sarcásticos, perspicazes, astutos. A crítica é dura. São sempre desconfiados, cínicos e céticos. A mente é rápida, aguda e poderosa. Difícil se declararem abertamente. Mente orgulhosa e visão a longo alcance. Possuem o sexto sentido aguçado.

Mercúrio em Sagitário
Aqui encontramos uma mente que pensa em coisas maiores e mais distantes. Falta concentração. Falam francamente podendo até ofender, pois dizem o que vem a cabeça. A sinceridade e honestidade está presente mas podem prometer mais do que podem fazer, porque não tem paciência para cumprir o combinado. A percepção é forte mais as idéias são desconexas. A mente dessas pessoas é filosófica.

Mercúrio em Capricórnio
Estas são pessoas cujo pensamento é cuidadoso, profundo, científico, concentrado e digno. A mente é séria. Possuem método, ordem. São duros e frios. Muitas vezes rancorosos, pessimistas, melancólicos. Senhores de boa memória. Bons estudantes e pesquisadores. Falta leveza, humor. São o que chamamos de “cabeça velha”.

Mercúrio em Aquário
Temos aqui uma mente com muitos recursos: intuitiva, inovadora, original, independente. Quer liberdade. São pessoas idealistas e humanitárias. Tem muita habilidade para falar ou escrever. São bons em ciências exatas e experimentais. Podem ser excêntricos ou terem uma mente errática.

Mercúrio em Peixes
O instinto fala mais alto do que a razão. A mente é romântica, poética, psíquica, visionária. Podem se magoar com facilidade. Tendem ao pensamento negativo e ressentimento. Forte capacidade psíquica. Interessam-se pelo ocultismo. O espírito pode ser enganoso, confuso. Os pensamentos podem ser irreais e vagos.

Ely da Costa Varella

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fases da Lua

CURRENT MOON

Lua Fora de Curso

A Lua fora de Curso se dá quando ela transita por um signo e não faz mais nenhum aspecto (ângulo de zero, sessenta, noventa, cento e vinte e cento e oitenta graus) enquanto está naquele signo. É como se a Lua estivesse incomunicável. O fato de não fazer aspectos indica que aquele assunto não terá sustentação ou vai ocorrer de forma imprevisível.

Neste momento o bom é dar continuidade ao que já se conhece, que já está implantado. Você não vai perceber o efeito desta Lua em casa ou no trabalho fazendo suas atividades do dia-a-dia.

Sabe aquela meditação que nunca arranjamos tempo para fazer ou exercícios de relaxamento que na verdade nunca desligamos totalmente? E aquela massagem que sabemos que merecemos, mas nos falta tempo para nos permitir? Então, essa é a hora certa se praticar tais atividades introspectivas.

E o que não fazer no período desta Lua? Bem aqui vai uma pequena lista:

-Marcar vôos para viagens longas, se você tiver objetivos em outro país (sobretudo de longo prazo).

-Mudar-se de casa.

-Começar qualquer atividade que pretenda ter efeitos a longo prazo.

-Submeter-se a cirurgias.

-Realizar matrículas em cursos.

-Inaugurar empreendimentos (nada de estréia de peça de teatro, exposição, lançamento de livro, etc.)

-Marcar reuniões inaugurais importantes para este período.

-Ter o primeiro encontro para sair com alguém em quem você esteja interessado.

-Marcar consulta com um médico que você ainda não conhece

Tabela da Lua fora de curso para Outubro de 2016

Signo onde a Lua fora de curso está
Dia e horário de início da LFC
Dia e horário do final da LFC

  • 02h44 até 16h44 do dia 02, em Escorpião
  • 22h05 do dia 04 até 05h27 do dia 05, em Sagitário
  • 03h27 até 17h41 do dia 07, em Capricórnio
  • 13h52 do dia 09 até 03h34 do dia 10, em Aquário
  • 20h05 do dia 11 até 09h44 do dia 12, em Peixes
  • 04h14 até 12h09 do dia 14, em Áries
  • 02h24 até 13h05 do dia 16, em Touro
  • 12h47 do dia 17 até 12h31 do dia 18, em Gêmeos
  • 09h18 até 13h29 do dia 20, em Câncer
  • 17h15 até 17h35 do dia 22, em Leão
  • 10h22 do dia 24 até 01h17 do dia 25, em Virgem
  • 16h34 do dia 26 até 11h52 do dia 27, em Libra
  • 08h11 do dia 29 até 00h02 do dia 30, em Escorpião

Os horários correspondem ao horário de Brasília de 3 horas a menos em relação a Greenwich. Para outras localidades, é necessário somar ou subtrair horas, de acordo com o fuso horário.


"O horóscopo de nascimento só pode ser corretamente interpretado por homens e mulheres de sabedoria intuitiva; e destes há poucos" (Paramahansa Yogananda)

"Ainda que os planetas rejam os destinos terrestres, não deveria ser esquecido que Deus os controla. Entregando-nos a Ele, os efeitos planetários são suavizados e algumas vezes mudados. Quando a graça de Deus desce, os efeitos planetários são muito fracos" (primeiro filósofo da Índia: Satguru Keshavedas)



Os Aspectos

Os aspectos podem ser divididos em duas categorias: harmônicos e fluentes, ou dinâmicos e desafiadores, como bem os definiu Stephen Arroyo. Aqui apenas vou citar os principais:

Na primeira categoria, a dos aspectos harmônicos e fluentes estão algumas:

Conjunções
:

este aspecto tem uma distância de zero graus entre os planetas envolvidos. Sua influência positiva ou negativa, varia de acordo com os planetas envolvidos. É considerado o mais importante na astrologia, pois representa a junção de duas fortes energias.

O sêxtil:
a distância entre os planetas envolvidos é de sessenta graus. Considerado um aspecto fácil, pode nem sempre ser aproveitado pelo indivíduo. Ele é sempre uma saída para aliviar a tensão provocada por aspectos difíceis.

O trígono:
este mantém uma distância de cento e vinte graus entre os planetas envolvidos. É o mais fácil de todos os aspectos. Pode indicar um talento fácil de ser expressado. Porém ele pode provocar excessos que podem ser distorcidos devido à cooperação entre os planetas envolvidos.

Na segunda categoria, de aspectos dinâmicos e desafiadores, além de termos novamente algumas conjunções temos:


A quadratura:
este aspecto assinala noventa graus a distância entre os planetas. Este é o aspecto mais difícil, pois acaba trazendo sempre frustrações. Ele provoca tensão interior; são a duas facetas da personalidade em discórdia dentro do indivíduo.

A oposição:
este apresenta uma distância de cento e oitenta graus. Considerado um aspecto negativo, pois existe aqui a necessidade de se chegar ao meio-termo, de aliviar a tensão. Ele não cria uma grande frustração interior, mas quando conseguimos entender uma oposição podemos transformar esta energia em uma expressão mais positiva. Eu gosto de comparar a oposição a uma gangorra: podemos olhar os dois lados dela e desta forma eliminar o excesso do impulso, controlando as duas faces da personalidade.

Ely da Costa Varella