Facebook

domingo, 18 de março de 2012

Os Signos na Cúspede da Casa Dois e a Vida Financeira

A casa zodiacal dois é a área do mapa astrológico que irá apontar os nossos valores. De que modo nos sentimos seguros. A nossa segurança emocional e material. Em um mundo capitalista onde o “ter” ainda é mais importante do que o “ser”, a análise dessa casa interessa profundamente a todos.

A tônica maior dela então será esclarecer de que modo nós lidamos com o dinheiro: somos apegados a ele ou somos mão aberta? É difícil para nós que ele chega em nossas mãos? Temos uma vida financeira estável ou ela flutua? no nosso caminho corremos o risco de grandes perdas?

O Signo na cúspede dessa casa ou Planetas aqui posicionados, irão dar um tom peculiar no modo como ganhamos e fazemos uso dos nossos recursos.

Neste texto irei falar dos Signos na cúspede partindo do pressuposto que na casa não há planeta nenhum. Lembrando que isso é apenas uma visão inicial da interpretação, porque uma análise detalhada do planeta regente do signo se faz necessário para complementar a análise do Signo na cúspede.

Para aqueles que já fizeram o Mapa Astral, sabem qual signo é dono dessa casa. Para aqueles que nunca fizeram esse estudo, não seria esta uma boa ocasião para fazê-lo?

Casa 2 em Áries
Este signo nesta posição traz facilidade para ganhar dinheiro embora o nativo possa não ter paciência para cuidar bem de suas posses. Geralmente são pessoas empreendedoras que cultivam boas idéias para ganhar dinheiro. Desejo de realizar, lutar para adquirir bens materiais. Ter sucesso para provar-se, por trás pode haver um complexo de inferioridade. Deve ivitar a impulsividade no trato com o dinheiro. Se o Marte estiver ostil no mapa de nascimento, todo cuidado é pouco para não se ver as voltas com grandes revezes financeiros.

Casa 2 em Touro
O verbo do Touro é: eu tenho – por tando, nessa posição esse signo faz com que o nativo tenha amor ao dinheiro. Isso porque o dinheiro é o meio para essas pessoas se cercarem de tudo que precisam para se sentirem seguras. Elas podem comprar tudo de que necessitam acompanhado de bom gosto e estilo. O confortoé fundamental para as pessoas que possuem Touro na cúspede da casa dois. Sabem administrar bem os recursos que geralmente vem através do trabalho. São muito práticos em relação ao dinheiro. Fazem o máximo daquilo que conseguem para manter sempre o equilíbrio financeiro. Essas pessoas não podem viver com a conta bancária negativa sob pena de se desestruturarem emocionalmente por temerem o futuro.

Casa 2 em Gêmeos
O sentido de segurança para esse nativo vem do conhecimento e do aprendizado de como as coisas funcionam. São pessoas espertas e cautelosas com seus recursos, dando mais importância à qualidade do que à quantidade. Habilidade financeira. Os lucros podem vir de mais de uma atividade empresaria ou seja: são pessoas que podem ganhar através de

Casa 2 em Câncer
As posses para essas pessoas trazem a segurança emocional (se envolvem emocionamente com tudo que tem). Elas projetam sentimentos naquilo que possuem. É comum o apego sentimental a objetos que vem da família ou ligados à memória – aqueles objetos que guardam como recordação porque de certa forma contam a sua vida. Essas pessoas devem ter cuidado com a flutuação financeira que é natural desse signo cujo regente é a Lua. Depende de favores. Percepção e sexto sentido nas coisas materiais ou no que o público deseja.

Casa 2 em Leão
O importante para esse nativo é desenvolver a competência pessoal para conquistar seus recursos. Se orgulham de dependerem de si mesmos. Podem ser generosos com o dinheiro mais esperam sempre algo em troca. Ambições materiais. Quer alcançar bens materiais para se sentir importante e com prestígio. Ter para aumentar seu brilho. Essas pessoas deveriam entender que a verdadeira segurança está em desenvolver a própria força, a sua nobreza, a coragem sem contudo se preocuparem com o quanto de dinheiro possuem.

Casa 2 em Virgem
Aqui encontramos pessoas muito práticas o objetivas em relação a como usarem seus recursos. O trabalho aqui é fundamental porque é o meio que para a aquisição de bens.
Detalhistas e organizadas com tudo que possuem. Contabilidade em dia. Não costumam gastar mais do que ganham. Sabem administrar os ganhos.

Casa 2 em Libra
Encontramos aqui pessoas com bom gosto muito desenvolvido. Gastam com aquilo que é belo e harmonioso. Ganhar dinheiro ou acumular bens de maneira limpa e ordenada. Procura ter equilíbrio de valores. Podem ficar indecisos quanto ao melhor destino para o dinheiro ou para priorizar as próprias necessidades.

Casa 2 em Escorpião
O nativo nesta posição é bastante reservado e cauteloso na condução de sua vida financeira. Ganham através da tenacidade e persistência. Onde os outros interpretam como perdas, este signo enxerga a oportunidade. Devem aprender a não se apegarem demais em seus recursos, precisam transformar atitudes materiais. Sao pessoas que conseguem extrair tudo o que existe no seu campo de interesse.

Casa 2 em Sagitário
Normalmente aqui encontramos as pessoas humanitárias e filantrópicas.  São as pessoas generosas – não se preocupam em gastar ou partilhar. São pessoas cuja segurança está na riqueza espiritual que possuem. Pode haver interesse material para poder aventurar-se, ou desinteresse material em troca de assuntos mais filosóficos. Espécie de ajuda nas dificuldades, principalmente pela fé em resolver problemas.

Casa 2 em Capricórnio
Esse nativo é o mão fechada. Necessitam acumular recursos para se sentirem seguros, pois muitos temem a pobreza. Temem perder os bens. São cautelosos com o que possuem. Economicos, podem gastar mais consigo do que com os outros. A aquisição dos bens é através de responsabilidade e disciplina, usando sentido prático.

Casa 2 em Aquário
Essas pessoas não se prendem ao dinheiro. O dinheiro está para serví-los, jamais ficam escravos do que possuem. Criativos e engenhosos. Ligados a associações. Eles possuem uam maneira original de conseguir seus valores. O dinheiro entra e sai repentinamente. Precisam fazer um grande esforço para poupar seus recursos.

Casa 2 em Peixes
O nativo aqui atrela as suas emoções aos valores morais e materiais. Precisam partilhar, dissolver, aprender um novo senso de valores. Livrar-se do mundo material. Necessidade de ter seus negócios em ordem para não ter confusão ou ser enganado. É difícil lidar com o dinheiro de modo prático e objetivo. Renunciam ou sacrificam valores e posses.

Ely da Costa Varella

7 comentários:

  1. Olá Gostei desta parte. poderia me explicar mais sobre escorpião na casa 2? esta ligado aos bens materias esta casa e as posses ? o que significa em termos ter escorpião nesta casa? obrigado pela atençao.

    ResponderExcluir
  2. Olá, pena vc não se identificar.... falar mais do que isso sobre escorpião na cúspede da casa dois, já se torna delicado, afinal sempre será necessário uma avaliação do planeta Plutão, se há planeta nesta casa dois, etc....
    Por isso coloquei só um básico que pode ser alterado em função de outros aspectos no Mapa de Nascimento da pessoa.
    Sim a casa dois irá falar das coisas que valorizamos na vida: quais são os nossos valores, por isso ela irá falar do dinheiro.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. hm entendo Ely. estou aprendendo ainda, não sei bem indentificar, mas obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Na verdade eu aprendi muito com a Teosofia. Quando iniciei meus estudos em astrologia, havia uma lacuna que a Teosofia me ajudou a completar. Eu sou uma estudiosa do esoterismo, nunca afirmo que "sou isso ou aquilo"..... pq eu gosto de estar sempre aberta a todo aprendizado.... gosto de várias vertentes: espiritismo, teosofia, a fraternidade branca, etc, etc, etc
    Luz em seu caminho sempre!

    ResponderExcluir
  5. Você trabalha fazendo mapa astral (mapa natal)? e se sim, poderia explicar melhor, ou algum contanto para a gente se falar. obrigado

    ResponderExcluir
  6. Sim amigo.... eu sou Astróloga a 25 anos, aqui na barra lateral direita vc tem os estudos que eu faço.... e meu email para contato.... é só mandar email e podemos conversar melhor.
    Luz!

    ResponderExcluir

Fases da Lua

CURRENT MOON

Lua Fora de Curso

A Lua fora de Curso se dá quando ela transita por um signo e não faz mais nenhum aspecto (ângulo de zero, sessenta, noventa, cento e vinte e cento e oitenta graus) enquanto está naquele signo. É como se a Lua estivesse incomunicável. O fato de não fazer aspectos indica que aquele assunto não terá sustentação ou vai ocorrer de forma imprevisível.

Neste momento o bom é dar continuidade ao que já se conhece, que já está implantado. Você não vai perceber o efeito desta Lua em casa ou no trabalho fazendo suas atividades do dia-a-dia.

Sabe aquela meditação que nunca arranjamos tempo para fazer ou exercícios de relaxamento que na verdade nunca desligamos totalmente? E aquela massagem que sabemos que merecemos, mas nos falta tempo para nos permitir? Então, essa é a hora certa se praticar tais atividades introspectivas.

E o que não fazer no período desta Lua? Bem aqui vai uma pequena lista:

-Marcar vôos para viagens longas, se você tiver objetivos em outro país (sobretudo de longo prazo).

-Mudar-se de casa.

-Começar qualquer atividade que pretenda ter efeitos a longo prazo.

-Submeter-se a cirurgias.

-Realizar matrículas em cursos.

-Inaugurar empreendimentos (nada de estréia de peça de teatro, exposição, lançamento de livro, etc.)

-Marcar reuniões inaugurais importantes para este período.

-Ter o primeiro encontro para sair com alguém em quem você esteja interessado.

-Marcar consulta com um médico que você ainda não conhece

Tabela da Lua fora de curso para Outubro de 2016

Signo onde a Lua fora de curso está
Dia e horário de início da LFC
Dia e horário do final da LFC

  • 02h44 até 16h44 do dia 02, em Escorpião
  • 22h05 do dia 04 até 05h27 do dia 05, em Sagitário
  • 03h27 até 17h41 do dia 07, em Capricórnio
  • 13h52 do dia 09 até 03h34 do dia 10, em Aquário
  • 20h05 do dia 11 até 09h44 do dia 12, em Peixes
  • 04h14 até 12h09 do dia 14, em Áries
  • 02h24 até 13h05 do dia 16, em Touro
  • 12h47 do dia 17 até 12h31 do dia 18, em Gêmeos
  • 09h18 até 13h29 do dia 20, em Câncer
  • 17h15 até 17h35 do dia 22, em Leão
  • 10h22 do dia 24 até 01h17 do dia 25, em Virgem
  • 16h34 do dia 26 até 11h52 do dia 27, em Libra
  • 08h11 do dia 29 até 00h02 do dia 30, em Escorpião

Os horários correspondem ao horário de Brasília de 3 horas a menos em relação a Greenwich. Para outras localidades, é necessário somar ou subtrair horas, de acordo com o fuso horário.


"O horóscopo de nascimento só pode ser corretamente interpretado por homens e mulheres de sabedoria intuitiva; e destes há poucos" (Paramahansa Yogananda)

"Ainda que os planetas rejam os destinos terrestres, não deveria ser esquecido que Deus os controla. Entregando-nos a Ele, os efeitos planetários são suavizados e algumas vezes mudados. Quando a graça de Deus desce, os efeitos planetários são muito fracos" (primeiro filósofo da Índia: Satguru Keshavedas)



Os Aspectos

Os aspectos podem ser divididos em duas categorias: harmônicos e fluentes, ou dinâmicos e desafiadores, como bem os definiu Stephen Arroyo. Aqui apenas vou citar os principais:

Na primeira categoria, a dos aspectos harmônicos e fluentes estão algumas:

Conjunções
:

este aspecto tem uma distância de zero graus entre os planetas envolvidos. Sua influência positiva ou negativa, varia de acordo com os planetas envolvidos. É considerado o mais importante na astrologia, pois representa a junção de duas fortes energias.

O sêxtil:
a distância entre os planetas envolvidos é de sessenta graus. Considerado um aspecto fácil, pode nem sempre ser aproveitado pelo indivíduo. Ele é sempre uma saída para aliviar a tensão provocada por aspectos difíceis.

O trígono:
este mantém uma distância de cento e vinte graus entre os planetas envolvidos. É o mais fácil de todos os aspectos. Pode indicar um talento fácil de ser expressado. Porém ele pode provocar excessos que podem ser distorcidos devido à cooperação entre os planetas envolvidos.

Na segunda categoria, de aspectos dinâmicos e desafiadores, além de termos novamente algumas conjunções temos:


A quadratura:
este aspecto assinala noventa graus a distância entre os planetas. Este é o aspecto mais difícil, pois acaba trazendo sempre frustrações. Ele provoca tensão interior; são a duas facetas da personalidade em discórdia dentro do indivíduo.

A oposição:
este apresenta uma distância de cento e oitenta graus. Considerado um aspecto negativo, pois existe aqui a necessidade de se chegar ao meio-termo, de aliviar a tensão. Ele não cria uma grande frustração interior, mas quando conseguimos entender uma oposição podemos transformar esta energia em uma expressão mais positiva. Eu gosto de comparar a oposição a uma gangorra: podemos olhar os dois lados dela e desta forma eliminar o excesso do impulso, controlando as duas faces da personalidade.

Ely da Costa Varella