Facebook

terça-feira, 28 de agosto de 2012

O Corpo Fala e o Ascendente Conta!


Dois são os passos importantes para avaliarmos a saúde no Mapa de Nascimento. A casa seis, por exemplo, indica a qualidade da saúde e os tipos de condições genéticas herdadas que podem influenciar a pessoa.

E o signo do Ascendente que nos mostra como o corpo fala. Nos mostra onde é provável que a energia do corpo seja atividade ou bloqueada. Este signo nos fala como o corpo reage em relação à pressão externa emocional, mental ou física que nós sofremos no dia a dia durante a nossa vida. Este signo descreve a estrutura do corpo físico e os fatores psicológicos da pessoa.

Uma rápida pincelada pelos signos na posição de cúspide da casa um ou seja: o nosso Ascendente, irá nos fornecer uma visão geral de nossa fragilidade. Lembrando que sempre será necessário uma análise mais amplificada dos aspectos com o regente de cada signo nesta posição, bem como outros fatores.

Ascendente em Áries
Aqui temos o famoso “cabeça dura”, pois esse signo rege a cabeça. Esse corpo é vital. Tem pique, impulso e movimento. Sendo assim, toda vez que a pessoa cujo ascendente for esse signo, se encontrar contrariada, preocupa, frustrada etc, terá sua tensão alojada na cabeça que causarão: dores de cabeça, enxaqueca, sinusite ou algum problema ligado a atividade cerebral, ou os olhos, ouvidos e nariz. Um excesso de adrenalina na corrente sanguínea se manifesta externamente através de explosões de raiva externas e impróprias.

Ascendente em Touro
Aqui o que se verifica é área da garganta e mandíbula sendo atingida. Sendo assim sob tensão essa pessoa sofre com dores de garganta, problemas de voz e pode ainda ter desequilíbrio na tireóide. As finanças quando em baixa é fatal para esse ascendente. A falta de prazer e de afeto também afeta, e muito, a saúde desse signo em Touro.

Ascendente em Gêmeos
Eu sempre digo para essas pessoas: não fumem! Pois eles tem baixa resistência pulmonar. Quando a vida traz preocupação para esse signo, a tensão pode dirigir a energia para dentro e criar transtornos justamente nos pulmões. Também os pares do corpo podem sofrer com dores: braços, pernas, olhos. O tédio, o cansaço mental pode provocar uma falta de energia tornando o indivíduo impossibilitado de combater doenças como asma, bronquite, resfriados.

Ascendente em Câncer
Aqui estamos falando de estômago. Por isso quando este signo se senti abandonado ou sob tensão, a pessoa pode se sentir como se tivesse levado um soco na boca do estômago. São comuns aqui: úlceras, gastrite, indigestão, náusea e vômito sempre que houver uma dificuldade emocional. Como a sensação de fome acompanha esse nativo, não é raro encontrar pessoas com esse ascendente comendo demais. O que leva a piorar as coisas por aqui trazendo um aumento de peso considerável. Outra forma de ganhar peso aqui também será a retenção de líquido, mas pode também manifestar alergias desconhecidas a alimentos que fazem os tecidos do corpo incharem.

Ascendente em Leão
A tensão externa aqui fará esse indivíduo a fechar a área do peito, afetando o músculo cardíaco. O coração se descompensa até que a longo prazo leve a ataques do coração. Para ser feliz e não sofrer ataques do coração, essa pessoa em especial tem de se sentir amada ou apreciada. Outro lado prejudicial é ter o seu orgulho ferido.

Ascendente em Virgem
Esse signo geralmente dota o indivíduo de inteligência e forte potencial para objetividade, características do lado esquerdo do cérebro. Quando sob tensão ou insegurança no seu ambiente, tende a ser muito crítico ficando polarizado no plano intelectual. Por isso sob tensão ou eventos difíceis este signo pode gerar bloqueios de energia no cérebro, criando toxinas mentais que envenenam o sangue com facilidade. Outra área que pode ser afetada é o intestino. A limpeza regular do cólon previne o acúmulo de venenos bem como os exercícios podem ajudar a manter a elasticidade muscular nessa área do corpo.

Ascendente em Libra
O assunto agora é pâncreas e o baço. Como esse signo adora doce, quando tensão irão se jogar nos neles fazendo o pâncreas trabalhar demais perturbando o equilíbrio tão essencial para a saúde.

Ascendente em Escorpião
Esta personalidade dinâmica e poderosa quando se vê em momentos difíceis, pode ativar o lado vingativo de muitos desses nativos. Porém quando não se voltam para fora e o próprio interior que sofre com a raiva não expressada. Senso assim o sistema reprodutivo e na área do chacra base, assim como em todo o sistema endócrino. É comum o câncer de útero, ovário, próstata.

Ascendente em Sagitário
Este signo tem seu bem estar físico cada vez que se decepciona. Este ser fica paralisado pela inatividade, incapaz de estabelecer novo objetivos ou de responder a novos desafios por medo de outra decepção. Nesta hora o indivíduo pode desenvolver doenças nos rins, fígado e nervo ciático. Como o enfraquecimentos das coxas.

Ascendente em Capricórnio
Capricórnio anda pela vida como se carrega-se todo o peso do mundo. Por isso pode tensionar de modo inconsciente todo o corpo para suportar a carga da vida. Um trauma ou tensão nesse indivíduo traz um prejuízo para a estrutura óssea. Atenção aos joelhos, que são o esteio dessa estrutura, a fraqueza nessa área é indício de uma situação bem difícil. Outra coisa também importante é cuidar do dentes, gengivas que sofrem quando este signo estiver sob tensão.

Ascendente em Aquário
Normalmente esse signo tem uma inquietude compulsiva porque ele rege o sistema nervoso. Normalmente são alérgicos a alimentos, animais, pólen. As pressões e os traumas podem provocar fraqueza na barriga da perna ou nos tornozelos, pois este signo rege as pernas. Sob tensão pode ficar com falta de ar ou com problemas respiratórios, como asma e enfisema. Muito ajudará aqui uma medicina alternativa, meditação, visualização, cor, som, ervas e cristais.

Ascendente em Peixes
Aqui temos o idealista o sonhador. Por isso quando a vida traz o desagradável esse nativo adota uma postura de avestruz, não querendo lidar com a realidade. Os pés e a visão podem sofrer aqui. Comum aqui a miopia ou vista curta, tanto fisicamente quanto mentalmente. Peixes também está relacionado com sistema linfático, por isso são comuns os resfriados, infecções e gripes.

Ely da Costa Varella

Fases da Lua

CURRENT MOON

Lua Fora de Curso

A Lua fora de Curso se dá quando ela transita por um signo e não faz mais nenhum aspecto (ângulo de zero, sessenta, noventa, cento e vinte e cento e oitenta graus) enquanto está naquele signo. É como se a Lua estivesse incomunicável. O fato de não fazer aspectos indica que aquele assunto não terá sustentação ou vai ocorrer de forma imprevisível.

Neste momento o bom é dar continuidade ao que já se conhece, que já está implantado. Você não vai perceber o efeito desta Lua em casa ou no trabalho fazendo suas atividades do dia-a-dia.

Sabe aquela meditação que nunca arranjamos tempo para fazer ou exercícios de relaxamento que na verdade nunca desligamos totalmente? E aquela massagem que sabemos que merecemos, mas nos falta tempo para nos permitir? Então, essa é a hora certa se praticar tais atividades introspectivas.

E o que não fazer no período desta Lua? Bem aqui vai uma pequena lista:

-Marcar vôos para viagens longas, se você tiver objetivos em outro país (sobretudo de longo prazo).

-Mudar-se de casa.

-Começar qualquer atividade que pretenda ter efeitos a longo prazo.

-Submeter-se a cirurgias.

-Realizar matrículas em cursos.

-Inaugurar empreendimentos (nada de estréia de peça de teatro, exposição, lançamento de livro, etc.)

-Marcar reuniões inaugurais importantes para este período.

-Ter o primeiro encontro para sair com alguém em quem você esteja interessado.

-Marcar consulta com um médico que você ainda não conhece

Tabela da Lua fora de curso para Outubro de 2016

Signo onde a Lua fora de curso está
Dia e horário de início da LFC
Dia e horário do final da LFC

  • 02h44 até 16h44 do dia 02, em Escorpião
  • 22h05 do dia 04 até 05h27 do dia 05, em Sagitário
  • 03h27 até 17h41 do dia 07, em Capricórnio
  • 13h52 do dia 09 até 03h34 do dia 10, em Aquário
  • 20h05 do dia 11 até 09h44 do dia 12, em Peixes
  • 04h14 até 12h09 do dia 14, em Áries
  • 02h24 até 13h05 do dia 16, em Touro
  • 12h47 do dia 17 até 12h31 do dia 18, em Gêmeos
  • 09h18 até 13h29 do dia 20, em Câncer
  • 17h15 até 17h35 do dia 22, em Leão
  • 10h22 do dia 24 até 01h17 do dia 25, em Virgem
  • 16h34 do dia 26 até 11h52 do dia 27, em Libra
  • 08h11 do dia 29 até 00h02 do dia 30, em Escorpião

Os horários correspondem ao horário de Brasília de 3 horas a menos em relação a Greenwich. Para outras localidades, é necessário somar ou subtrair horas, de acordo com o fuso horário.


"O horóscopo de nascimento só pode ser corretamente interpretado por homens e mulheres de sabedoria intuitiva; e destes há poucos" (Paramahansa Yogananda)

"Ainda que os planetas rejam os destinos terrestres, não deveria ser esquecido que Deus os controla. Entregando-nos a Ele, os efeitos planetários são suavizados e algumas vezes mudados. Quando a graça de Deus desce, os efeitos planetários são muito fracos" (primeiro filósofo da Índia: Satguru Keshavedas)



Os Aspectos

Os aspectos podem ser divididos em duas categorias: harmônicos e fluentes, ou dinâmicos e desafiadores, como bem os definiu Stephen Arroyo. Aqui apenas vou citar os principais:

Na primeira categoria, a dos aspectos harmônicos e fluentes estão algumas:

Conjunções
:

este aspecto tem uma distância de zero graus entre os planetas envolvidos. Sua influência positiva ou negativa, varia de acordo com os planetas envolvidos. É considerado o mais importante na astrologia, pois representa a junção de duas fortes energias.

O sêxtil:
a distância entre os planetas envolvidos é de sessenta graus. Considerado um aspecto fácil, pode nem sempre ser aproveitado pelo indivíduo. Ele é sempre uma saída para aliviar a tensão provocada por aspectos difíceis.

O trígono:
este mantém uma distância de cento e vinte graus entre os planetas envolvidos. É o mais fácil de todos os aspectos. Pode indicar um talento fácil de ser expressado. Porém ele pode provocar excessos que podem ser distorcidos devido à cooperação entre os planetas envolvidos.

Na segunda categoria, de aspectos dinâmicos e desafiadores, além de termos novamente algumas conjunções temos:


A quadratura:
este aspecto assinala noventa graus a distância entre os planetas. Este é o aspecto mais difícil, pois acaba trazendo sempre frustrações. Ele provoca tensão interior; são a duas facetas da personalidade em discórdia dentro do indivíduo.

A oposição:
este apresenta uma distância de cento e oitenta graus. Considerado um aspecto negativo, pois existe aqui a necessidade de se chegar ao meio-termo, de aliviar a tensão. Ele não cria uma grande frustração interior, mas quando conseguimos entender uma oposição podemos transformar esta energia em uma expressão mais positiva. Eu gosto de comparar a oposição a uma gangorra: podemos olhar os dois lados dela e desta forma eliminar o excesso do impulso, controlando as duas faces da personalidade.

Ely da Costa Varella